O Museu Municipal do Sabugal recebe até 2 de Dezembro uma curiosa mostra, denominada «Arte e Magia Transmontana», onde pontuam os célebres «caretos», que são representações profanas do diabo, elementos típicos do Carnaval de algumas aldeias transmontanas.
A exposição é da responsabilidade da Associação Grupo de Caretos de Podence, que se dedica a divulgar a peculiar tradição dos caretos do Entrudo e o ritual que lhes está associado. Tradicionalmente os caretos inserem-se na «festa dos rapazes» da pequena aldeia de Podence, pertencente ao concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança.
Em paralelo na mostra estão patentes quadros de Graça Morais, Balbina Mendes e de outros artistas plásticos transmontanos, bem como fotografias e outros adereços dos caretos. Trata-se de uma arte que confunde elementos profanos, mágicos e religiosos, representando um curioso ritual que se mantém vivo por força da meritória acção de algumas associações que não os deixam cair no esquecimento.
O espólio representado pertence à Casa do Careto, instituída por aquela associação, a qual continua a garantir que os caretos saíam à rua em Podence na época carnavalesca, agitando os chocalhos e perseguindo as raparigas solteiras.
plb
Leave a Reply