Com o objectivo de criar a Confraria do Bucho Raiano, cerca de 60 naturais e amigos do concelho do Sabugal, almoçaram este sábado, 17 de Novembro de 2007, na Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa.
Alguns dos presentes vieram propositadamente do Sabugal, para marcarem presença no almoço de lançamento de uma confraria gastronómica que terá por objectivos divulgar os sabores tradicionais da região, com especial destaque para os nossos enchidos. O vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Corte, chefiou uma delegação da edilidade, que integrou também outros dois vereadores, António Robalo e Ernesto Cunha, e ainda o chefe de gabinete do presidente, Vítor Proença.
Manuel Corte, usando da palavra no final da refeição louvou a ideia da criação da confraria porque «as nossas terras sem gente ficam sem valor, e é com iniciativas como esta que se promove o concelho e se contribui para que muitos se mantenham no concelho. Para o vice-presidente estas iniciativas são cada vez mais necessárias, por temos de unir esforços contra o isolamento de que somos alvo. «Apesar das boas ligações viárias nos aproximarem de Lisboa, nunca nos sentimos tão desprezados como agora em que nos querem encerrar tudo», acrescentou o autarca.
Outros dos presentes também falaram em apoio da ideia da criação da Confraria do Bucho Raiano, a qual poderá desempenhar um papel fundamental na promoção das terras raianas e de uma das suas principais potencialidades: a gastronomia popular.
Foi designada uma comissão, constituída por Paulo Leitão (Sabugal), José Carlos Lages (Ruivós), José Morgado (Soito) e António Chorão (Aldeia da Ponte), encarregue de elaborar um projecto de estatutos e de formalizar a constituição da associação.
Ficou também decidido que o próximo almoço da confraria se realizará no concelho do Sabugal.
plb
Leave a Reply