Dois filmes portugueses, um realizado por Joana Toste e outro por Zepe, estão incluídos numa competição internacional de curtas e médias metragens do âmbito do Cinanima, festival de cinema de animação que se realiza em Espinho. Ao júri do concurso preside o jornalista e escritor sabugalense Manuel António Pina.
«Cães Marinheiros», de Joana Toste, e «Cândido», de Zepe, são os dois únicos filmes portugueses que concorrem na secção internacional de curtas e médias metragens do Cinanima, que se realiza em Espinho.
O júri da competição internacional de curtas e médias metragens será presidido pelo jornalista Manuel António Pina. Fazem ainda parte do mesmo júri a realizadora portuguesa Regina Pessoa, o professor alemão Otto Alder, o realizador húngaro Ferenc Rofusz e a realizadora britânica Vera Neubauer.
O Cinanima terá ainda a concurso cinco filmes, todos estrangeiros, na categoria de longas-metragens, sendo aqui o presidente do júri o realizador José Fonseca e Costa.
Na competição nacional serão exibidos 12 filmes que concorrerão ao prémio António Gaio, enquanto que outros nove vão concorrer ao prémio Jovem Realizador.
Para além de Portugal participam nesta edição do Cinanima o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, EUA, Canadá, Brasil, Ucrânia, Rússia, República Checa, Polónia e Israel.
Outro dos destaques do Cinanima é uma retrospectiva sobre a Noruega, onde está incluído o filme «O Poeta Dinamarquês», vencedor do Óscar da Academia de Hollywood na categoria de animação em 2006.
O festival inclui ainda uma mostra sobre a actividade da escola de animação de Lucerna, na Suíça.
plb
Leave a Reply