A Companhia das Lezírias comprometeu-se com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) em alterar e melhorar práticas agrícolas, silvícolas, pecuárias e de pastoreio para promover a biodiversidade num compromisso «Business & Biodiversity».
Em declarações à agência Lusa, Rui Alves, responsável pela área florestal da Companhia das Lezírias, assume o compromisso de juntar projectos e modos de actuação pensados de forma avulsa para intervir na zona da charneca com 115 quilómetros quadrados.
«Vamos repor a população de coelhos, as linhas de água e a vegetação de ligação entre zonas húmidas que serve de refúgio a muitas espécies como, por exemplo, a lontra», declarou o responsável salientando a importância da «monitorização e controlo das populações de insectos e a prevenção de pragas no montado e no pinhal bravo».
O projecto «B&B» em parceria com o ICNB vigora até 2012, tem a participação do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e os apoios da Brisa e do World Wild Fund.
A biodiversidade é uma das prioridades da União Europeia com a Convenção da ONU para a Biodiversidade que vai ter lugar em Bona, em Maio de 2008, a preparação da expansão da Rede Natura 2000 ao meio marinho e o reforço da protecção florestal.
Recorde-se que Portugal assinou no dia 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade, o compromisso «Countdown 2010 – Parar a perda de biodiversidade na Europa».
jcl
Leave a Reply