O secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, presidiu ontem, à cerimónia de assinatura do contrato para projecto de continuação da A25 até à fronteira com Espanha.
A cerimónia teve lugar no auditório do recém inaugurado Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso. O projecto visa a construção de uma via com quatro quilómetros, que ligará a A25 à auto-estrada espanhola A62.
A nova via passará dois quilómetros a norte de Vilar Formoso, desviando o trânsito da vila, que ficará descongestionada. Este facto preocupa o presidente da Câmara Municipal de Almeida, Batista Ribeiro, que reivindicou de imediato a construção de uma ligação directa entre vila raiana e o novo lanço de auto-estrada, para que Vilar Formoso não fique isolada e esquecida. O autarca teme que Vilar Formoso, que já perdeu muito do seu fulgor com a abertura da fronteira, venha agora a cair no pleno esquecimento, ao ficar escondida de quem passa.
Batista Ribeiro quer ainda instalar no edifício do antigo posto de fronteira um museu, um posto de turismo e uma loja de venda produtos regionais, como forma de haver condições para se continuar a apostar na dinamização de Vilar Formoso, que tem de resistir, sobrevivendo às mudanças que se esperam.
Com a ligação via auto-estrada a fronteira deixa de se sentir, ao cruzar-se a alta velocidade, como já acontece mais a sul, no Alentejo, na fronteira do Caia.
plb
Leave a Reply