Vai passar a ser obrigatório um gestor de reclamações em todas as companhias de seguros. Servirá, designadamente, para estabelecer prazos para que os clientes tenham resposta às suas reclamações.
Até ao final do primeiro semestre de 2008 vão ser criadas condições para que as reclamações no sector segurador sejam mais rápidas, mais simples e mais transparentes, anunciou à agência Lusa Fernando Nogueira, presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP).
A figura do gestor de reclamações vai ser obrigatória em todas as companhias de seguros e a obrigatoriedade de cumprimento dos prazos estabelecidos terá como objectivo reduzir muitas das queixas dos clientes.
«Queremos criar condições para simplificar processos, reduzir burocracia e resolver as situações de forma directa e o mais rapidamente possível», esclareceu Fernando Nogueira.
«No curto prazo não se prevê qualquer mexida nos prémios de seguros. As seguradoras têm vindo a informar os seus clientes que não pretendem proceder a aumentos de preços apesar da directiva comunitária que aumenta os montantes de responsabilidade civil. A grande competitividade do mercado segurador e o aumento de eficiência no sector assim obriga», concluiu o presidente o ISP.
jcl
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