O Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR) propõe encerramento dos postos territoriais de Soito (Sabugal), Miuzela do Côa (Almeida), Paranhos da Beira (Seia), Vila Nova de Tazém (Gouveia), Pínzio e Freixedas (Pinhel), Vila Franca das Naves (Trancoso) e Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa), todos no Distrito da Guarda.
Em função da nova Lei Orgânica da GNR surge a necessidade de redefinição da estrutura territorial da GNR, o que levou o Comando-Geral dessa força de segurança a projectar mudanças.
No referente à zona Centro, a extinção da Brigada Territorial n.º 5, sedeada em Coimbra, vai dar origem à criação de cinco comandos: Viseu, Aveiro, Coimbra, Guarda, e Castelo Branco.
A nível do futuro comando territorial da Guarda, que substituirá o actual grupo territorial, haverá também mudanças. A reforma prevê o fecho de dois destacamentos territoriais no distrito da Guarda: Gouveia e Vilar Formoso. Prevê ainda a abertura de uma destas unidades em Seia (actualmente integrado no destacamento de Gouveia).
No referente a postos territoriais a extinção do posto do Soito, concelho do Sabugal, está em cima da mesa, juntamente com outros sete postos do distrito: Miuzela, Paranhos da Beira, Vila Nova de Tazém, Pínzio, Freixedas, Vila Franca das Naves e Freixo de Numão.
Note-se porém que não existe ainda uma decisão sobre a matéria, já que o documento terá de ser analisado pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
plb
Leave a Reply