A Câmara Municipal do Sabugal vai celebrar um protocolo com a Pró-Raia (Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte) com vista que esta associação passe a ter uma delegação no concelho.
Para o Sabugal acolher uma delegação da Pró-Raia revela-se da maior importância. Assim poderá realizar-se um planeamento de projectos de desenvolvimento em face da observação e auscultação de necessidades no terreno, haverá uma proximidade com a população, uma informação oportuna e atempada e uma maior disseminação de acções no território.
Por tais motivos o Município está empenhado na criação de uma extensão rural da associação de desenvolvimento no Sabugal, tendo já um prédio urbano disponível para acolher o novo serviço. Situa-se no Bairro do Castelo, e haverá uma cedência do mesmo em regime de comodato, com direito de uso por um prazo a acordar.
A Pró-Raia foi constituída com o objectivo de captar recursos financeiros conducentes ao investimento em meios materiais e humanos, capazes de favorecer o desenvolvimento sustentável da sua área geográfica de influência, que incluiu os concelhos de Almeida, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Sabugal e Pinhel.
Para além de credenciada para gestão de verbas comunitárias é também entidade promotora de formação profissional, procurando agir numa óptica de actualização da política social do território. Desde o primeiro Quadro Comunitário de Apoio, que a Pró-Raia tem assumido um papel determinante na criação de iniciativas de emprego e afirmação de valores da cultura local assumindo-os como motor de dinamização social com repercussão directa e indirecta na economia local.
plb
Leave a Reply