Prestes a atingir o primeiro aniversário, achamos chegado o momento da publicação do Estatuto Editorial do Capeia Arraiana. As regras agora definidas garantirão o cumprimento da nossa missão de informar e de promover os objectivos a que nos propusemos. Seremos intransigentes na sua aplicação, em nome dos valores que defendemos e do projecto que abraçámos.
1 – O Capeia Arraiana é um blogue online de informação regional independente, pluralista e multimédia, acessível na Word Wide Web (www) através do endereço:
https://capeiaarraiana.pt/.
2 – Tem como objectivo promover as gentes e as terras do Sabugal e da Beira Interior e fomentar a troca de notícias, ideias e comentários entre os seus naturais, descendentes e amigos.
3 – Enquanto órgão informativo distingue, muito claramente, a informação da opinião ou do comentário, não sendo seu propósito promover, especialmente, a análise e a discussão político-partidária, nem intuitos de índole particular.
4 – Os colaboradores convidados do Capeia Arraiana são livres de exprimirem a sua opinião em consonância com este Estatuto Editorial.
5 – Os comentários dos visitantes serão editados e publicados desde que não sejam anónimos, não ofendam a moral comummente aceite e não veiculem ideias contrárias à harmonia social nem se envolvam em acintes pessoais.
6 – Respeita e respeitará os direitos e deveres previstos na Constituição da República Portuguesa, na Lei de Imprensa e no Código Deontológico dos Jornalistas.
7 – O Capeia Arraiana garantirá sempre o sigilo das suas fontes de informação, não aceitando, em circunstância alguma, a sua quebra.
8 – O Capeia Arraiana rejeita o sensacionalismo e será sempre escrito e produzido no cumprimento das orientações e princípios definidos neste Estatuto Editorial e defendidos pelos seus dois fundadores e administradores.
José Carlos Lages e Paulo Leitão Batista, fundadores e administradores.
Estou completamente de acordo.
Como tenho feito até agora, considero que as minhas colaborações neste blogue se pautarão pelos princípios agora expostos e por mais alguns que explicito:
1. Só escreverei sobre o Concelho e as ideias que tenho sobre o processo de desenvolvimento sustentado do Concelho;
2. Nunca utilizarei este espaço para disputas político-partidárias locais, regionais ou nacionais, o que significa que nunca utilizarei este espaço para combates conjunturais (por exemplo nas próximas eleições autárquicas).