A Câmara Municipal do Sabugal deu 30 dias para os idosos se candidatarem ao Programa de Conforto Habitacional, iniciativa governamental pioneira que numa primeira fase se aplicará apenas nos distritos de Bragança, Beja e Guarda.
No dia 25 de Julho o Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva esteve na Guarda, onde celebrou protocolos com os 14 municípios do distrito, no âmbito do Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas. Agora, passados três meses, abriu o período de recepção de candidaturas no concelho do Sabugal, tendo os idosos com mais de 65 anos e que vivam em habitação própria com condições de habitabilidade muito precária, possibilidade de se inscreverem no programa, desde que o seu rendimento seja diminuto e insuficiente.
As obras nas habitações não ultrapassarão os três mil e 500 euros e poderão incluir a consolidação das estruturas e a criação de espaços funcionais. Serão passíveis de apoio obras de reparação de telhados, a instalação de sanitários, a colocação de rampas de acesso. Outra vertente do apoio é a aquisição de mobiliário de primeira necessidade, aqui se incluindo cama, colchão, mesas, cadeiras, fogão, frigorífico, aquecedores e outros bens.
As candidaturas deverão ser remetidas ao Município do Sabugal, sito na Praça da República.
plb
Leave a Reply