Depois da aposta nas feiras do queijo, Celorico da Beira volta-se agora para outro produto gastronómico de excelência do concelho, promovendo a festa do borrego.
O festival decorre de 27 de Outubro a 3 de Novembro e tem por objectivo promover a economia do concelho de Celorico da Beira, onde existem mais de 70 mil ovelhas. Muita gente vive do negócio das ovelhas e dos seus derivados, como o queijo. A actividade agro-pecuária é o principal suporte económico da região, contribuindo para fixar as populações.
Celorico tem vindo a promover-se pela designação «Capital do Queijo da Serra». Mas agora a autarquia local quer dar expressão ao borrego como produto de excelência do concelho. O novo evento promoverá sobretudo a carne do borrego como produto gastronómico de referência.
Trata-se de um festival inédito, que voltado para a apresentação dos produtos endógenos tradicionais. O festival terá por tema o borrego, mas também envolve outros produtos, como o queijo da serra, os enchidos, as compotas e a castanha.
A organização acredita que muita gente virá a Celorico nos dias do festival, assim promovendo também o turismo local.
plb
Leave a Reply