O Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) deteve na noite de sexta-feira, 5 de Outubro, dois homens que andavam a caçar javalis na Reserva de Caça Municipal junto a Vale Mourisco no concelho do Sabugal.
Os militares da GNR do delegação do SEPNA da Guarda detiveram em flagrante dois caçadores furtivos que andavam à caça do javali com armas proibidas em terrenos da Reserva de Caça Municipal perto de Vale Mourisco, concelho do Sabugal, soube o Capeia Arraiana junto de fonte oficial.
O incidente ocorreu na estrada de terra batida da reserva quando os militares do SEPNA detectaram na escuridão da noite os faróis do veículo todo-o-terreno onde seguiam os dois indivíduos, de 51 e 31 anos.
Os detidos foram presente na segunda-feira, 9 de Outubro, ao juiz do Tribunal Judicial do Sabugal tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.
O «Jornal de Notícias» dá igualmente conta do sucedido informando que os caçadores ilegais «foram indiciados pelos crimes de prática venatória fora da jornada de caça, uso de meios não permitidos e por fazerem uso dos focos do jipe que servem para detectar e encadear as presas tendo-lhes sido apreendido o veículo, uma espingarda caçadeira, 59 cartuchos de nove milímetros, sete cartuchos carregados com zagalote, dois focos e duas navalhas».
A caça é considerada um desporto com regras que têm que ser respeitadas por todos. Para equilibrar o excesso de porcos selvagens prejudicial para os agricultores existem as montarias oficiais programadas e organizadas por associações autorizadas. A ilegalidade cometida fica agravada por ter sido praticada em terrenos demarcados de reserva municipal. Os caçadores do concelho do Sabugal deverão reflectir neste episódio.
jcl
Leave a Reply