No projecto de mapa judicial publicado pela Direcção Geral da Administração da Justiça (DGAJ) em 18 de Setembro, o Sabugal ficará integrado no Tribunal de Circunscrição Beira Interior Norte, com sede na Guarda, o qual receberá ainda os processos dos tribunais de Almeida, Celorico da Beira, Figueira castelo Rodrigo, Guarda, Meda, Pinhel e Trancoso.
Depois de um primeira versão dói projecto de reforma da administração da justiça, apresentada em 3 de Setembro pela DGAJ, a mesma entidade apresentou passados 15 dias, um mapa judicial diferente, em que os concelhos do norte do distrito da Guarda se juntam a Viseu. Assim, de acordo com a última proposta, Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, que formam a Nomenclatura de Unidade Territorial (NUT) da Serra da Estrela, foram absorvidos pela NUT Dão Lafões, cujo tribunal de circunscrição terá sede em Viseu. Ficará a chamar-se Tribunal de Circunscrição Dão Lafões/Serra da Estrela, incluindo ainda os concelhos de Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Oliveira do Hospital, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela e Viseu.
O Tribunal de Circunscrição Beira Interior Norte, sedeado na Guarda reunirá os processos dos tribunais de Almeida, Celorico da Beira, Figueira castelo Rodrigo, Guarda, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso.
O Tribunal de Circunscrição da Beira Interior Sul, com sede em Castelo Branco, incluirá os concelhos da, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Mação, Oleiros, Penamacor, Sertã e Castelo Branco.
Na Covilhã esta alteração do mapa, em apenas duas semanas, está a causar forte polémica, pois a primeira versão previa um tribunal de circunscrição naquela cidade, juntando os municípios da Cova da Beira: Covilhã, Fundão e Belmonte. Na segunda versão a DGCAJ o Tribunal de Circunscrição da Cova da Beira desaparece, juntando-se agora os concelhos desta NUT aos das NUT’s Beira Interior Sul e Pinhal Interior Sul, cujo tribunal ficará sedeado em Castelo Branco.
O projecto de mapa judiciário resulta da assinatura entre o PS e o PSD do acordo político-parlamentar para a reforma da Justiça.
plb
Leave a Reply