No domingo, 30 de Setembro de 2007, as entidades oficiais do concelho do Sabugal e o povo anónimo sabugalense junta-se em justa e merecida homenagem ao reverendo Padre Souta.
Nome: António Teixeira de Almeida Souta
Data de nascimento: 9 de Março de 1921
Data da ordenação presbiteral: 19 de Dezembro de 1943
Pároco: Sabugal, Aldeia de Santo António e Rapoula do Côa
Na «hora da passagem do testemunho» ao Padre Dinis após cerca de 60 anos de dedicação ao Sabugal e os sabugalenses o prior de várias gerações vai ser homenageado na sua terra de adopção.
Justa e merecida homenagem ao religioso e ao ilustre jornalista que durante anos editou o «Amigo do Sabugal». Em consequência de alterações no porte pago a página do concelho do Sabugal passou a ser incluída no «Amigo da Verdade» e assim a leitura passou a começar pela última.
Os olhos dos assinantes (na sua maioria emigrantes) procuram sempre em primeiro lugar o «À sombra da cruz…» desejando não reconhecer nomes de familiares e amigos no obituário. A leitura das notícias da sua freguesia é a paragem seguinte. Leitura obrigatória ao fim-de-semana o «Amigo da Verdade» substituiu muitas vezes a carta ou o telefonema que trazia as últimas novidades da nossa terra.
É um homem que ajudou a escrever a história recente do Sabugal e ficará com todo o mérito a fazer parte da mesma.
Aqui fica o programa oficial da homenagem que terá início às 16 horas de domingo, 30 de Setembro, com a saída do cortejo da Igreja de São João:
16.30 – Eucaristia presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício no Castelo do Sabugal. Se as condições atmosféricas não ajudarem a celebração religiosa será transferida para a Central de Camionagem.
18.00 – Actuação do Grupo Etnográfico do Sabugal, do Grupo Coral e de Cantares do Sabugal e homenagem das entidades.
– Segue-se um lanche para o qual está convidada toda a população abrilhantado com músicas interpretadas pela Banda da Bendada.
A homenagem será organizada e patrocinada por:
– Câmara Municipal de Sabugal
– Junta de Freguesia de Sabugal
– Junta de Freguesia de Aldeia de Santo António
– Junta de Freguesia da Rapoula do Côa
– Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal
– Santa Casa da Misericórdia do Sabugal
– Grupo Etnográfico do Sabugal
– Grupo Coral e de Cantares do Sabugal
– Banda Filarmónica da Bendada
O Capeia Arraiana não pode deixar de agradecer ao Padre Souta o empenho e a dedicação de uma vida ao Sabugal e aos sabugalenses.
Bem-haja.
jcl
Como por certo se lembrarão, fui a primeira pessoa, através de um comentário com mais de um mês, que levantou a questão de uma homenagem, mais que merecida, ao Padre Soita.
E por isso, pesno que tenho o direito de me insurgir contra a forma como a mesma vai ser realizada. E dou duas simples razões:
1. O Padre Soita é, para além de um padre católico, uma figura que marca as seis últimas décadas do Sabugal, como padre, sem dúvida, mas também como professor, como intelectual e como cidadão. Logo, uma homenagem a esta figura não pode limitar-se a ser uma homenagem no campo religioso, seguida de umas actuações de grupos folclóricos. O Padre Soita merecia mais…
2. O padre Soita não influenciou somente as pessoas que vivem no Sabugal. Muitos daqueles que gostariam de se associar à homenagem vivem fora do Concelho e fazer as coisas num domingo ao fim de tarde é, na prática impedir quem vive em Lisboa, no Porto ou em outros locais do país ou memso no estrangeiro, e tem de trabalhar na segunda-feira, de estar presente.
Se ler este meu comentário, acredite, sr. Padre Soita que, embora tenhamos seguido caminhos diversos, lhe estarei eternamente grato e, espero, em breve poder dar-lhe o abraço que lhe devo por tudo o que representou e representa para mim e para a minha família.
Ramiro Matos
Mais uma vez este blogue está de parabéns!