A primeira estátua do escritor Aquilino Ribeiro vai ser erigida em Viseu, capital do distrito onde nasceu, por iniciativa do município local.
Depois de no dia 19 de Setembro os restos mortais do escritor Aquilino Ribeiro serem colocados no Panteão Nacional, surge agora uma outra iniciativa de homenagem ao grande escritor beirão, autor do livro «Terras do Demo». A Câmara Municipal de Viseu deverá aprovar em breve a edificação de uma estátua, seguindo uma proposta formulada pelo Centro de Estudos Aquilino Ribeiro. Será a primeira estátua levantada no país ao escritor.
Aquilino Gomes Ribeiro foi autor de inúmeros livros de variadas temáticas. O seu pendor foi sobretudo para o romance, sendo notáveis alguns dos seus livros, onde expressa, como ninguém, a linguagem do povo da sua região.
Nasceu em Tabosa do Carregal, concelho de Sernancelhe, em 1885, tendo morrido em Lisboa em 1963. Para além de escritor, Aquilino foi também jornalista e forte activista político, primeiro contra a monarquia em defesa da república, e depois lutando pela liberdade contra a ditadura salazarista.
plb
Leave a Reply