O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) vai promover, em coordenação com diferentes municípios, uma rota do património judaico existente nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Portalegre.
O projecto está a ser preparado pela Delegação de Castelo Branco do IPPAR. Esta semana realizou-se uma reunião onde participaram representantes das câmaras de Castelo Branco, Covilhã, Belmonte e Castelo de Vide, terras onde existiram judiarias importantes e onde se guarda outro património judaico de grande relevância histórica.
A ideia é traçar percursos no Interior para os interessados percorrem em busca do património judaico, sendo muito relevante o apoio das autarquias envolvidas. Trata-se de uma zona com um grande e muito valioso património construído ligado à cultura judaica, o qual deve ser aproveitado para promover a própria região.
Na prática criar-se-ão duas rotas. Numa delas surge também o Sabugal como ponto de passagem. A ideia é começar na Guarda, seguindo depois por Celorico da Beira, Trancoso, Marialva, Foz Côa, Figueira Castelo Rodrigo, Castelo Bom, Castelo Mendo, Sabugal e Penamacor.
A outra rota estará mais para Sul, envolvendo os distritos de Castelo Branco e Portalegre.
plb
Leave a Reply