O concelho do Sabugal pertence à sub-região da Beira Interior Norte que é constituída pelos concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, os quais tiveram na década 1991/2001 uma evolução demográfica que pode ser assim caracterizada.

1. Análise Regional
Perda de cerca de 3% da população da Beira Interior Norte (BIN) com diminuição do peso relativo no seio da Região Centro, dado que a população desta Região sobe no mesmo período mais de 3%.
Acentuação da concentração da população da Beira Interior Norte no núcleo urbano principal – Guarda com 26% do total.
Manutenção da tendência de evolução negativa da população do concelho do Sabugal com claros sinais de agravamento – decréscimo que passa de -10,6% na década 1981/1991 para -12,1% na última década.
Evolução igualmente negativa dos concelhos fronteiriços os quais, no seu conjunto apresentam uma evolução ainda mais desfavorável que a do concelho do Sabugal.
Deverá, no entanto, salientar-se como factor positivo o facto de o concelho do Sabugal ser o segundo concelho da BIN com maior número de habitantes.
2. Análise Concelhia
A nível concelhio, a análise do Censo 2001 permite concluir que:
1) As duas maiores freguesias são o Sabugal com 2174 habitantes (15% do total) e o Souto com 1419 habitantes (9,5% do total).
2) Somente 7 freguesias têm mais de 500 habitantes (Sabugal, Souto, Aldeia de Sto António, Bendada, Sortelha, Casteleiro e Vale de Espinho), onde se concentra 41% do total de habitantes do concelho.
3) À excepção da Aldeia de Sto António (+16,4%) e da Lageosa (+20,0%), verificam-se diminuições significativas da população, com destaque para Valongo (- 35,8%), Badamalos (-35,3%), Cerdeira (-31,9%), e Vale das Éguas (-30,4%).
4) A população residente na sede do concelho, Sabugal, conjuntamente com as freguesias vizinhas de Aldeia de Sto António e das Quintas de São Bartolomeu, era de 3177, representando mais de 21% da totalidade da população concelhia, num processo de concentração populacional que se acentuou na década 1991/2001, dado que em 1991, a população das referidas freguesias representava somente 19,5% do total concelhio.
Proposta de hierárquia dos aglomerados urbanos do concelho do Sabugal
A leitura crítica das dinâmicas demográficas recentes, leva-me a concluir que uma hierarquia urbana do concelho do Sabugal deve assentar em:
Criação de um centro urbano com uma população de, pelo menos, 5.000 habitantes, pelo desenvolvimento conjunto das freguesias do Sabugal, Aldeia de Sto António e Quintas de S. Bartolomeu.
Incentivo ao desenvolvimento de um segundo centro urbano, com uma população igual ou superior a 2.500 habitantes – Soito.
Aposta na afirmação de centros urbanos com uma população de cerca de 1.000 habitantes, a partir das freguesias que hoje já possuem mais de 500 habitantes – Bendada, Sortelha, Casteleiro e Vale de Espinho.
Desenvolvimento de um centro urbano na freguesia de Rapoula do Côa, associado ao previsível desenvolvimento das Termas do Cró.
Desenvolvimento de um centro urbano na zona da Raia – Aldeia da Ponte –, associado ao aprofundamento da relação inter-fronteiriça.
Por último, e embora compreenda que falo de uma questão de grande complexidade, torna-se necessário que, a curto prazo, sejam tomadas decisões sobre o que fazer com os núcleos urbanos de muito pequena dimensão – Vale das Éguas (48 habitantes), Valongo (60 habitantes), Ruivós (69 habitantes) e Lomba (74 habitantes).
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
Leave a Reply