À semelhança do que acontece todos os anos realizou-se, no dia 31 do passado mês de Agosto, no salão nobre, um encontro entre os alcaldes das vizinhas povoações espanholas, município de Sabugal e juntas de freguesia raianas. Este encontro teve a ver com a verificação dos marcos fronteiriços.
Chegados à conclusão de que se encontram no devido lugar elabora-se uma acta que, depois de lida em voz alta e, estando conforme, é assinada e carimbada. A Lei assim manda e nós cumprimos.
Depois da referida cerimónia os participantes foram convidados, pelo Presidente do Município, a visitar o museu, uma exposição que nos reporta ao passado, bem como o jardim desse magnífico espaço.
De seguida, passando pelo Soito, dirigimo-nos ao nobre espaço da Senhora da Granja onde a Junta de Freguesia local, com a colaboração de dois elementos da equipa de sapadores, nos presentearam com um excelente almoço. Um borreguinho guisado, com batata à parte, que deliciou todos os presentes. Nuestros hermanos teceram largos elogios ao saboroso pitéu e à forma como foram recebidos.
Como é à mesa que se fazem os bons negócios o Presidente do Município, Manuel Rito, sugeriu que se criasse uma associação de âmbito transfronteiriço. Acrescentou que esta poderia contribuir para o progresso e desenvolvimento destas duas bonitas zonas raianas. A ideia foi muito bem acolhida pelos presentes e dentro de poucos dias far-se-à uma reunião para se poder começar a desenvolver essa mesma ideia.
Todos temos consciência de que esta zona, dos dois lados da fronteira, é certamente uma das manchas mais negras de toda a Europa comunitária.
Se algum jurista, ou qualquer outra pessoa, do nosso concelho, e nem só, nos puder e quiser ajudar, na elaboração dos estatutos, ficar-lhe-emos muito gratos.
:: ::
«Nascente do Côa», crónica de José Manuel Campos
(Fojeiro)
Terei todo o gosto em colaborar na elaboração desses Estatutos se o vosso colaborador Dr. Robalo, jurista que muito prezo, também aceitar participar.