Teatro, concertos e cerimónias solenes, marcaram a comemoração dos 100 anos da Associação Musical Cultural e Desportiva Malhadense, no passado fim-de-semana, nos dias 1 e 2 de Setembro.
As comemorações da mítica banda da Malhada Sôrda, cujos músicos animaram durante 100 anos as festas de toda a Raia,, começaram no sábado, dia 1 de Setembro, com a actuação do Grupo Cénico, que apresentou um espectáculo de revista à portuguesa.
No domingo, dia 2, aconteceram as comemorações oficiais do centenário da banda. Logo de madrugada a filarmónica tocou uma alvorada, seguida de 21 morteiros. Às 9 horas homenageou-se a sociedade musical, dando o seu nome à mais emblemática praça da freguesia, o Largo do Ribeiro, que passou a ostentar o nome «Largo da Sociedade Musical Malhadense». Seguiu-se uma missa solene de acção de graças, acompanhada pela banda.
À tarde do mesmo dia houve homenagem aos dirigentes e músicos que serviram a instituição e que já faleceram, pelo descerrar de uma lápide com os seus nomes na sede da associação. Conferiram-se também diplomas de sócio honorário a quem ajudou a banda nos últimos anos e descerrou-se uma placa alusiva na casa onde se realizaram os primeiros ensaios.
Já no final da tarde à Banda Malhadense juntaram-se outra duas idas de longe: a Música da Pocariça, do concelho do Coimbra, e a do Zambujal, do concelho de Loures. Todas juntas deram um concerto, fortemente aplaudido pela assistência. A festa terminou com uma lanche de convívio que juntou músicos, dirigentes, convidados e o povo em geral, numa tarde inesquecível.
Nas ruas para além do frémito causado pelas comemorações do centenário, eram já visíveis os actos preparatórios da grande peregrinação raiana, que é a Festa da Senhora da Ajuda, que acontecerá no dia 8 de Setembro, no próximo sábado. Nesse dia a banda Malhadense receberá a Banda Mirandelense, vinda de trás-os-Montes para abrilhantar a famosa romagem raiana.
Muitos e bons anos para a Banda da Malhada, que com a Banda da Bendada, tem animado as nossas gentes por ocasião de festas e romarias.
plb
Leave a Reply