O Município de Penamacor geminou-se no sábado, dia 18 de Agosto, com Clamart, município francês, e abriu um gabinete de apoio ao emigrante penamacorense.
Foi o facto de muitos naturais e descendentes de Penamacor estarem radicados em Clamart, nos arredores de Paris, que levou os dois municípios a estabeleceram contactos, que culminaram num acordo de geminação.
A partir de agora haverá iniciativas de intercâmbio cultural e desportivo, que se realizarão periodicamente. Para além disso o edil penamacorense, Domingos Torrão, destacou também a permuta comercial como uma das vantagens do acordo de cooperação. Há produtos típicos de Penamacor que agora têm uma porta aberta para a sua venda em França. Também o turismo do concelho poderá obter vantagem, pois a cooperação com Clamart potenciará as visitas à serra de Malcata, aos monumentos históricos e a outros lugares de interesse. Uma comitiva francesa esteve presente no acto solene da geminação
O estabelecimento de acordos de cooperação com outras terras com as quais Penamacor tem ligações parece ser uma das linhas de actuação a que o edil dá importância, como forma de afirmação do município raiano. Recorde-se que há pouco tempo também foi notícia a intenção de Penamacor se geminar com a vizinha povoação espanhola de Valverde del Fresno.
No mesmo dia da geminação com Clamart foi inaugurado um gabinete de apoio ao imigrante, no qual o cidadão será atendido para tratar dos seus assuntos ou para prestação de informação. O novo espaço vai funcionar no edifício dos Paços do Concelho.
plb
Leave a Reply