Já está disponível o número zero do primeiro jornal gratuito do Interior, o Raia Rural, uma publicação mensal que será distribuída na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A moda dos jornais gratuitos, vivendo em exclusivo da publicidade, chegou às terras do Interior Norte com a edição do Raia Rural em língua Portuguesa e Castelhana. Trata-se de um projecto transfronteiriço que abrange cinco concelhos dos distritos da Guarda e Bragança e também uma parte da vizinha Espanha. O novo jornal tem 24 páginas a cores e tem também uma versão digital, disponível na Internet.
O director da publicação é Daniel Gil e o subdirector Henrique Silva, sendo o título propriedade da empresa Pantartdesign.
O objectivo dos promotores é, para além de informar, divulgar a região raiana e as suas potencialidades. Numa primeira fase viverá de contribuições, de publicidade e da boa vontade dos vários intervenientes bem como da Direcção não remunerada. Depois espera evoluir para um jornal profissional.
No que toca a Portugal, os concelhos directamente envolvidos no projecto são Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Almeida, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.
O projecto pretende estar atento ao que acontece em toda a região transfronteiriça, mas especialmente nas zonas de Riba Côa e Douro Superior.
Curiosamente não é feita referência ao Sabugal pelos promotores do novo título, certamente por considerarem que Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo constituem o território de Riba-Côa, ficando o Sabugal em «terra de ninguém».
Muitos sucessos para o novo título.
plb
Leave a Reply