Afinal, a Festa da Cerveja aconteceu em Aldeia da Ponte! Mil e 248 caixas de minis Sagres foram bebidas nos dias da festa deste ano, o que constitui o mais elevado consumo feito até hoje em festas no concelho do Sabugal.
A «Tasca dos Mordomos» instalada em Aldeia da Ponte durante duas semanas, por ocasião da festa em honra de Santo António, vendeu rios de cerveja aos que ali passaram. Só em minis beberam-se cerca de 30 mil unidades, o que equivale a 6 mil litros de cerveja. A estes haverá porém que juntar 300 litros tirados à pressão.
José Carlos Ricardo, gerente da Uniraia, empresa que representa a Central de Cervejas no concelho, confirma o facto: «Os de Aldeia da Ponte bateram o record. Nunca tínhamos vendido tanta cerveja para uma só festa».
Mas não só de cerveja viveram as festas de Aldeia da Ponte, cujo ponto alto aconteceu entre os dias 10 e 15 de Agosto. Houve actividade desportiva, muita música e a indispensável capeia arraiana. Este ano os seis jovens mordomos que integraram a comissão da festa decidiram instalar a chamada «Tasca dos Mordomos», que permaneceu aberta pela noite fora, onde os jovens puderam juntar-se convivendo, ouvindo música, dançando, comendo petiscos e bebendo cerveja, sumos e outras bebidas.
O sucesso da Tasca causou mesmo alguma perturbação no concelho, havendo denúncias que motivaram uma inspecção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, que porém verificou estar tudo em ordem.
plb
Leave a Reply