Neste tempo acalorado, sugere-se uma visitinha ao viveiro das trutas, entre Quadrazais e Vale de Espinho, onde para além do prazível local de lazer se pode encontrar um bom restaurante com comida de saboroso paladar.
O restaurante Trutalcôa situa-se no viveiro das trutas, na borda esquerda do Côa e à beira da estrada que vai do Sabugal para Vale de Espinho, poucos quilómetros adiante de Quadrazais. Está em local soberbo, aflorando a meio de uma encosta xistosa em cujo vale corre sereno o rio Côa, nesta época de Verão. O edifício é novo, todo erguido em pedra de xisto, bem enquadrado na paisagem, em respeito pela morfologia do terreno, e inspirado na construção tradicional.
Entra-se numa sala ampla, muito asseada e bem arrumada. Das largas vidraças, o comensal pode admirar o vale coberto de vegetação, com o rio ao fundo e os tanques do viveiro de permeio.
Não espere o viajante efusivos salamaleques, que aqui nestas terras raianas o pessoal é prático e directo, pouco ou nada afeito às galanterias das urbes.
Uma ementa simples, com pratos à base de carne de borrego e de trutas, das que são produzidas no próprio viveiro, que aproveita a água do rio Côa. De entrada um prato com chouriço e tiras de presunto, as impertinentes manteigas e, para gáudio de quem prova, um pratinho de trutas fritas com molho de escabeche – uma iguaria gastronómica da casa.
Aqui há mesmo que degustar as ementas de trutas, que são a especialidade do restaurante. Sugerem-se pois trutas no forno com pimentos e cogumelos.
As trutas vêm à mesa numa travessa metálica, completamente cobertas por batatas aos cubinhos misturadas com cebola, pimentos e cogumelos. Desviando o acompanhamento poderá o comensal ver as trutas assadas, de encantador aspecto e de sabor divinal. De comer e chorar por mais!
Só algo nos atrevemos a sugerir: que se substituam os cogumelos da lata, de sabor normalizado, pelos magníficos tartulhos de anel que se apanham no Outono nas moitas e nos giestais.
No fim da refeição sugere-se uma vista ao viveiro das trutas, um descanso à sombra dos amieiros junto a um pequeno quiosque que serve bebidas, ou mesmo um saudável passeio à borda da ribeira.
plb
Leave a Reply