Jogos tradicionais, uma tuna académica e uma banda filarmónica, ranchos folclóricos, bailes e fogo de artifício, animam a festa da Senhora do Monte, na Cerdeira do Côa.
Nos próximos dias 4, 5, 12, 13, 14 e 15 de Agosto a Cerdeira do Côa, freguesia do concelho do Sabugal, vai estar em festa. Celebra-se a Senhora do Monte, cuja capela está no topo de um alto, entre a Cerdeira e o Rochoso, de onde se avistam os longes do longo planando raiano.
As festas prolongam-se por dois fins-de-semana. Logo no primeiro dia contará com a actuação da tuna académica «Copituna», formada por estudantes do Instituto Politécnico da Guarda. No dia 12 de Agosto a aldeia recebe um grandioso festival de Folclore, que junta o Grupo Etnográfico do Sabugal, o Rancho Folclórico Miuzela Arriba e o Grupo Etnográfico de S. Miguel de Cristelo (Paredes).
O dia 13 está consagrado à disputa de diversos jogos tradicionais. A festa religiosa terá o seu ponto alto na noite do dia 14 com a realização de uma procissão de velas e no dia seguinte, e último das festas, com a celebração de missa na capela da Senhora do Monte, abrilhantada pela Banda Filarmónica de Pinhel.
Os festejos serão encerrados com um fabuloso espectáculo de fogo de artifício, na noite do dia 15.
plb
Belos momentos que ainda recordo dessa aldeia maravilhosa enquanto adolescente, do lado paterno, ainda tenho alguns familiares, presumo, espero que sim.
Gostaria de saber de uma prima minha ( Goreti ) como ela está e seus.
Cumprimentos,
Carlos