Alguém nos questionou como terá sido possível que, no 12.º volume do «Portugal Antigo e Moderno» publicado em 1890, Valverde del Fresno tenha sido identificado como lugar da freguesia de Quadrazais.
É quanto lá consta. E bem pior do que isso. O autor da notícia que, após a morte de Pinho Leal, foi o Abade de Miragaia, Padre Augusto Ferreira, escreve que ali se travou a batalha de Valverde, em que Nuno Álvares Pereira, seguindo com as suas tropas desde Estremoz por Vila Viçosa e Olivença, acabou por ficar cercado, pelo inimigo. Mas, ajudado pela fé e pelo génio, Nuno Álvares desbaratou o exército castelhano, maior do que o de Aljubarrota, numa batalha em que, do lado castelhano, combateram os Mestres das Ordens Militares de Alcântara, Calatrava e Santiago, nela morrendo os Condes de Niebla e de Medinaceli.
Onde o anacronismo? O Abade de Miragaia confundiu a povoação espanhola de Valverde de Mérida, perto do Rio Guadiana, com Valverde del Fresno, povoação vizinha, na Raia do Sabugal. Assim a lenda se faz História. E não é por mal…
Com esta nos ficamos, com sua licença, durante o Verão, pelo menos durante os meses de Agosto e de Setembro.
Depois, estando bom tempo, voltaremos.
Boas Férias! Boas-vindas aos emigrantes! E, no mercado do Sabugal não comprem logo tudo o que é enchido e queijo. Deixem um tanto para os que já cá estamos!
«Carta Dominical» de Pinharanda Gomes
pinharandagomes@gmail.com
Leave a Reply