Como corolário das históricas relações de vizinhança entre as duas povoações raianas os seus autarcas manifestaram a intenção de proceder em breve à geminação.
O Presidente da Câmara de Penamacor, Domingos Torrão, e a alcaldesa de Valverde del Fresto manifestaram a intenção de celebrarem em breve um protocolo de geminação entre as duas localidades, em homenagem às fortes relações históricas entre Portugal e Espanha. Ambos os autarcas vêm na geminação uma oportunidade para aprofundar ainda mais a cooperação existente.
O jornal Reconquista, de Castelo Branco, dá destaque na edição de 27 de Julho a este assunto, revelando as expectativas da alcaldesa de Valverde del fresno, Ana Isabel López. A mesma pretende aproveitar a existência de programas transfronteiriços proporcionados pela União Europeia para fazer obra. «Creio que era preciso aprofundar a relação» disse a autarca, lembrando as dificuldades que no passado se colocavam ao relacionamento entre as duas localidades. A autarca destacou o facto de hoje haver uma ponte internacional a ligar as duas margens do rio Torto e o bom estado dos 30 quilómetros de estrada que ligam as duas localidades. «Antes vir a Penamacor era uma aventura», disse a alcaldesa que elogiou o poder local deste lado da fronteira.
O semanário expõem ainda o percurso político de Ana Isabel López, recentemente eleita pelo Partido Socialista Espanhol (PSOE) e revela que da infância e juventude recorda as viagens até Penamacor onde havia quase sempre uma paragem no café Central para comer codornizes assadas. Hoje em dia o sentido é inverso e são mais os penamacorenses que vão até Valverde à procura das famosas gambas do Inocêncio. Valverde del Fresno é uma localidade espanhola com cerca de dois mil e 600 habitantes, estando inserida na província de Cáceres.
Este é um bom exemplo do que se pode fazer no concelho do Sabugal, em que as relações transfronteiriças são também intensas, mas onde apenas os Fóios, geminando-se com Eljas, demonstrou a pertinência da formalização de acordos de relacionamento institucional.
plb
Leave a Reply