Duas empresas vão ocupar as instalações deixadas pela Rodhe, criando no imediato 300 postos de trabalho, garante a Rádio Elmo, sedeada em Pinhel.
O grupo BIU – Baraças e Irmãos Unidos, que adquiriu os pavilhões e o terreno envolvente da antiga fábrica de calçado, parece ter garantido a instalação no local de duas outras empresas.
Com o fecho da Rodhe, em Abril de 2006, foram parar ao desemprego 370 operários, quase todos naturais e residentes no concelho de Pinhel. A crise económica e social ficou instalada na cidade e nas terras vizinhas, pois muitas famílias viviam do emprego mantido na fábrica que estava instalada em Pinhel há 16 anos. A Rodhe era a principal empregadora de vários concelhos do Norte do distrito da Guarda. Só em Pinhel, os trabalhadores daquela fábrica representavam entre dez a quinze por cento da população do concelho.
O grupo empresarial BIU, gerido pelo pinhelense António José Baraças lançou mão às instalações, declarando ter como objectivo procurar disponibilizá-las a outras empresas que pretendessem instalar e repor os postos de trabalho destruídos pelo fecho da multinacional.
A Rádio Elmo adiantou agora em primeira-mão que existe já uma solução a curto prazo, sem contudo indicar quais as empresas que se vão instalar no local.
plb
Leave a Reply