Domingos Torrão, presidente da Câmara de Penamacor, está disposto a fazer o que for necessário para que o felino dado por extinto volte à reserva da Malcata e tem já um plano para que tal aconteça.
Segundo notícia do Diário XXI o autarca de Penamacor defende que a reprodução do lince seja feita em cativeiro para depois os animais serem devolvidos ao seu habitat natural. Domingos Torrão justificou ao jornal a sua luta em favor do retorno do animal à serra: «Penamacor continua a ser o território [português] que mais garantias dá para a criação e procriação do Lince. Por isso, queremos reintroduzi-lo». Sublinhou mesmo que já existe entendimento com o novo director das Áreas Protegidas, Armando Carvalho.
Salientou o óptimo relacionamento que mantém com a nova equipa directiva da Reserva, o que oferece desde logo garantias de um bom acolhimento da ideia. Explicou mesmo que estão já a ser estabelecidos contactos com reservas espanholas da Extremadura e da Andaluzia, nomeadamente com centro de El Acebuche, no Parque de Doñana, onde a reprodução do Lince Ibérico em cativeiro está em curso com sucesso.
O deficiente relacionamento com o anterior director da Reserva, Pedro Sarmento, é já passado surgindo agora com o novo responsável uma ligação muito forte que se espera vir a dar bons frutos.
O autarca falou com o Diário XXI na sexta-feira, dia 13 de Julho, à margem da inauguração da Feira Agrícola Comercial de Penamacor (FACEP) e a notícia vem publicada na última edição do jornal.
plb
Nem vale a pena comentar,uma coisa é certa, estes politicos dão-me vontade de rir.