«A primeira das 7 Maravilhas de Portugal é o Mosteiro de Alcobaça!» anunciou Júlio Magalhães em directo há poucos minutos na TVI. De parabéns está o sabugalense José Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.
«Se o Mosteiro de Alcobaça for eleito será palco da maior metamorfose de todos os tempos» prometeu Luís de Matos na página oficial da autarquia. Agora só falta cumprir a promessa.
A Abadia de Alcobaça é classificada como Património Mundial pela UNESCO (1989), atendendo ao seu estado de conservação e à sua arquitectura. Fundada em 1153 por doação de D. Afonso Henriques a Bernardo de Claraval, a actual Abadia só começou a ser construída em 1178. É a primeira e a maior obra do gótico primitivo português.
Hoje Alcobaça é uma cidade em expansão de olhos postos no futuro sem, no entanto, esquecer as suas tradições graças ao empenho e dedicação do seu presidente José Sapinho, natural do Sabugal, o que muito nos orgulha.
O Capeia Arraiana não pode deixar de endereçar a José Sapinho votos de muitos parabéns pela campanha de promoção e pelo sucesso do objectivo alcançado.
As 7 Maravilhas de Portugal são os mosteiros de Alcobaça, Jerónimos e Batalha, os castelos de Guimarães e Óbidos, a Torre de Belém e Palácio Nacional da Pena.
jcl
Leave a Reply