Dois artesãos estão na edição deste ano da Feira Internacional de Artesanato, que acaba amanhã, 1 de Julho, domingo. O interesse que o público tem demonstrado leva-os a considerar que valeu a pena deslocarem-se a Lisboa.
Pela mão da Associação Desenvolvimento Sabugal (ADES) e com o apoio da Câmara Municipal, Francisco Gonçalves, da Lomba, e Maria Adosinda Cruz, de Penalobo, representam o concelho do Sabugal na Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorre em Lisboa.
Francisco Gonçalves apresenta os já muito conhecidos e apreciados bares em tronco de castanheiro e Maria Adosinda expõe miniaturas em barro de maravilhoso efeito estético.
Vieram ainda em representação de outros dois artesãos, que não puderam deslocar-se a Lisboa, tendo eles trazido os seus produtos. O pavilhão dos artesãos sabugalenses é muito visitado e os dois artesãos não têm mãos a medir na satisfação da curiosidade dos visitantes, que perguntam sobre as artes de cada um. Maria Adosinda aproveita e estende aos que mais se demoram uma brochura sobre o concelho, que a Câmara enviou, e insta todos a deslocarem-se ao Sabugal em visita turística. «Já demos cerca de mil desdobráveis a pessoas que nos dizem que gostavam de visitar o concelho», diz-nos a artesã, visivelmente satisfeita em divulgar a sua terra.
Ambos os artesãos consideram que valeu a pena esta deslocação a Lisboa, na medida em que deram um contributo para que o artesanato do concelho ficasse bem representado, dado o interesse revelado pelos muitos visitantes. No que toca ao negócio também não se podem queixar. «Poderia ser melhor, mas atendendo aos tempos que correm, não esteve mau», revelou Francisco Gonçalves.
Tal como vem sendo hábito, a FIA deste ano brindou os visitantes com uma ampla variedade de produtos. Artesãos de todo o mundo mostraram a sua criatividade a um público atento e interessado que se perdia por longas horas nos três grandes pavilhões que acolheram a exposição.
Foi bom ver ali também uma representação do concelho do Sabugal, embora isso tenha sabido a muito pouco, dado o elevado número de artesãos sabugalenses a que é reconhecido valor.
plb
poderia informar-me sobre essa feira internacional de artesanato em lisboa // se vai ter este ano?
e com quem posso entrar em contacto sobre mais informações, preços datas etc,