A iniciativa «Sabores Beirões» teve o seu ponto alto no dia 23 de Junho (sábado) com a entrega do troféu «Garfo de Ouro» ao restaurante Galeria Aquarius, da Guarda, premiando o bem servir daquele estabelecimento de restauração do Interior Beirão.
O prémio foi entregue pelo presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, que enalteceu o concurso e o facto de ter sido distinguido um restaurante do Interior, o que prova a qualidade que ali existe.
O grande vencedor do concurso gastronómico «Sabores Beirões» foi o restaurante Galeria Aquarius, o que lhe deu direito ao preciso galardão – um garfo em ouro.
O Aquarius é um restaurante que tem a particularidade de ser também uma galeria de arte, expondo nas suas paredes obras de pintura e escultura, sobretudo de artistas da Guarda e da região envolvente. Tem como pratos mais emblemáticos a truta do Côa recheada, o bife de javali e a sapateira recheada.
Joaquim Valente, que aceitou com visível agrado o convite para presidir à cerimónia, sublinhou que o Aquarius prima no bem servir e é um dos expoentes na divulgação da gastronomia regional. Considerou ainda que é pelo aproveitamento dos produtos regionais que a Guarda se poderá desenvolver, sendo importante que surjam iniciativas que os valorizem.
O concurso gastronómico, alargado a toda a Beira, simbolizou a aposta do jornal Diário das Beiras, que o organizou, num alargamento da sua área de influência. Desde Janeiro deste ano que a sua edição diária inclui os seis distritos da região Centro.
plb
Leave a Reply