O Clube de Jornalistas (CJ) distinguiu vários profissionais da comunicação social pelos trabalhos publicados no decurso do ano 2006. De entre os agraciados destaca-se o sabugalense Manuel António Pina, que recebeu o troféu Gazeta de Mérito.
O Grande Prémio Gazeta 2006 coube a Jacinto Godinho, da RTP, pela série televisiva «Ei-los que partem — História da Emigração Portuguesa». Já o Prémio Gazeta Revelação foi para João Pacheco, por um conjunto de trabalhos publicados na revista Pública: «Guardadores de sementes», «O almoço ilegal está na mesa» e «Caça à pedra maneirinha».
O júri atribui ainda o prémio Gazeta de Mérito a Manuel António Pina, redactor e editor do Jornal de Notícias ao longo de três décadas e actualmente colaborador desse jornal diário e da revista Visão. «Cronista brilhante e exemplar, Manuel António Pina é não apenas um dos mais notáveis profissionais da sua geração, mas também uma referência ética e cívica do jornalismo português», justificou o júri.
Outro prémio atribuído foi o Gazeta Imprensa Regional, que foi para a revista Mais Alentejo, com sede em Beja, criada e dirigida por António Sancho.
Os Prémios Gazeta são atribuídos com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e têm como objectivo distinguir trabalhos de jornalistas portugueses.
Fazem parte do júri Daniel Ricardo (CJ), Eduardo Gageiro (fotojornalista), Eugénio Alves (presidente do CJ), Fernando Cascais (director do Cenjor), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Guiomar Belo Marques (CJ), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e de televisão), José Rebelo (professor universitário) e Paquete de Oliveira (sociólogo e professor universitário).
Entretanto foi anunciado que Manuel António Pina vai passar a ser colaborador da revista Notícias Magazine, suplemento do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias. O escritor sabugalense, radicado no Porto, passa a assinar de forma intercalada a crónica presente na última página da revista, juntando-se ao novo leque de cronistas: Fernanda Câncio e Sofia Barrocas.
plb
Leave a Reply