Decorreu bastante bem a Capeia de Junho em Aldeia da Ponte, organizada pelos Mordomos, englobada nas Festas em Honra de Santo António-2007.
Manhã bem cedo, como é hábito, mais de uma centena de cavaleiros rumaram em direcção ao Lameiro, junto das proximidades da raia espanhola, dando início ao Encerro dos touros.
Depois da merenda dos Cavaleiros, servida no Lameiro dos touros, os Mordomos distribuíram um lenço a todos os cavaleiros, tornando assim mais colorido o Encerro, que decorreu bastante bem, com a entrada dos Touros na arena por volta do meio-dia.
Seguiu-se o touro da prova, cujo, não quis nada com o Forcão, não indiciando nada de bom para a tarde, puro engano, como veremos mais tarde.
Arrumadas as cancelas, é hora de ir retemperar as forças com uma bela feijoada cozinhada a preceito, servida a quase duas centenas de cavaleiros e convidados, saindo todos satisfeitos com o repasto apresentado pelos Mordomos. Estão de parabéns as cozinheiras, há que realçá-lo, pois é justo que assim seja.
Antes do início da Capeia, como bem manda a tradição, os Mordomos, a cavalo, passearam a praça com os símbolos das festas, acompanhados pelos Tamborileiros de Aldeia mais alguma juventude, dando umas voltas à praça, culminado este momento com o Pedido da Praça ao Sr. José Nabais, Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia da Ponte, como vem sendo habitual nas Capeias dos Mordomos de Santo António.
Animada com a Charanga espanhola de Ciudad Rodrigo, teve então o início da Capeia, onde se assistiu a um grande espectáculo cheio de animação, com os touros a corresponderem bem ao Forcão, sendo todos bem esperados pela rapaziada, como é hábito acontecer na nossa Aldeia.
Aparte a espera dos touros, outras animações e emoções houve, como o toureio à capa do primeiro da tarde, por este vosso amigo, que se saiu a preceito nas sortes tiradas, embora com uma ou outra escorregadela, que não deslustrou a respectiva faena do touro.
Pegas de caras, embora arriscadas, também aconteceram, agarrando-se todos os touros para gáudio de uma assistência que aplaudiu bastante, saindo da arena plenamente satisfeita com o espectáculo a que assistiu, comentando-se, aqui e ali, que esta Capeia “fazia ver” a muitas de Agosto, tal a qualidade dos animais, bem como os inúmeros momentos de muita animação e algumas lides bem destemidas, proporcionadas por uma rapaziada à altura do acontecimento, como convém.
Passada a Capeia, como anunciado, deu-se a continuação da festa nos Balneários, com uma noite de grande convívio, comentando-se as peripécias da Capeia, nada que não seja habitual acontecer.
Os Mordomos e as suas famílias sentiram-se recompensados pelo esforço que fizeram para proporcionar uma bela Capeia, repleta de animação, a todos os que apareceram pela nossa Aldeia, deixando uma palavra de agradecimento àqueles que ajudaram e participaram neste espectáculo, sendo de destacar os Cavaleiros, que levaram a bom porto mais um Encerro empolgante.
À semelhança de outros escritos anteriores, estamos certos que a Capeia de Junho contribuiu mais um pouco para engrandecer a nossa Aldeia, bem como a região Arraiana das terras de Riba-Côa.
«Ecos da Aldeia» de Esteves Carreirinha
estevescarreirinha@gmail.com
Leave a Reply