Quando este pequeno escrito chegar até vós, já estaremos por Aldeia da Ponte, ultimando os preparativos para o início das Festas em honra de Santo António do mês de Junho, com a Capeia no sábado, dia 9, seguindo-se as procissões do Santo, na terça e quarta-feira seguintes, com a festa religiosa tradicional, conforme já largamente noticiado.
Esta altura pode considerar-se mais aconchegante para todos os residentes, mais aqueles que por lá aparecem das redondezas, sem a multidão de emigrantes, que em Agosto debanda as suas terras, digamos que é uma época calma sem grandes confusões, estando todos à vontade onde quer que se vá. Sem qualquer desprimor para todos os nossos amigos conterrâneos, que lá bem longe labutam no seu ganha-pão, apenas as grandes distâncias impedem muitos de aparecerem pela terra que os viu nascer para a vida.
Mas Agosto compensa, para muitos deles, depois de um ano árduo de trabalho, uma vez que só têm a oportunidade de viver estas festas nas suas férias, pelo Verão.
A razão destas festas tem a ver com a celebração na data original do nosso Santo, dia 13 de Junho, pois nos finais da década de 60, foi mudada também para Agosto, dando assim oportunidade a todos os emigrantes de festejarem o Santo António também.
Também em muitas Aldeias foram mudadas as festas por estas razões que acima foram apontadas, e ainda bem que assim foi, sendo um processo bem pacífico, onde estas alterações foram efectuadas.
Todos assim têm oportunidade de viverem as festas da sua Aldeia, pelo menos uma vez no ano.
«Ecos da Aldeia» de Esteves Carreirinha
estevescarreirinha@gmail.com
Leave a Reply