A lenta agonia das populações de Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro, após muitos anos de desenvolvimento e progresso, pode alterar-se se o traçado das projectadas auto-estradas transfronteiriças contemplar nós de acesso que permitam e incentivem a visita dos que passam. (actualização).
A Autovia A62 espanhola vai estar pronta em 2008 e irá ligar à A25 do lado português permitindo uma passagem mais rápida e segura pela zona da «antiga» fronteira de Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro mas, por outro lado, reduzirá ainda mais a paragem de turistas e emigrantes nas duas localidades.
Em declarações ao Jornal de Notícias (JN) o vereador da Câmara Municipal de Almeida, António Machado, confirma a existência de um estudo para a construção de um nó entre Fuentes de Oñoro e Aldea del Obispo mas avisa que «ainda não há garantias que esse nó contemple uma saída para Vilar Formoso».
Por outro lado Maria Fernanda, natural da Freineda, concelho de Almeida, adoptou a nacionalidade espanhola e, apesar de a filha fazer parte das listas do PSOE às eleições municipais, afirma ao JN apoiar o partido que garanta um nó de ligação em Fuentes de Oñoro à auto-estrada transfronteiriça. «Trabalho nas Galerias Gildo onde a maior parte dos clientes são portugueses e compram de tudo aproveitando até para atestar os carros com diferenças que rondam os 30 cêntimos por litro mas os turistas e os emigrantes de passagem também são bem-vindos», esclarece.
Chegou a altura de os responsáveis autárquicos (Sabugal, Almeida e Ciudad Rodrigo) unirem forças e defenderem ligações privilegiadas aos eixos viários que permitam ressuscitar a nossa região raiana.
jcl
chamo-me Nuno Amador sou natural de Vilar Formoso resido actualmente em Peniche ha cerca de 20 anos, gosto muito da minha terra,mas estou a pensar ir residir para Espanha “terra de minha esposa” pois penso que temos mais oportunidadese mais ajudas do governo Espanhol. Se na minha terra tivesse o mesmo apoio que tive do outro lado eu ficaria ai.um abraço a todos os meus amigos e conhecidos,especialmente aos nacidos em 1960.
Caro Amigo, de forma alguma me importo ter utilizado a foto!! Aproveito para fazer já a correcção que não é de minha autoria!! Na Blogosfera temos que ser uns pelos outros!! Parabéns pelo seu Blog!! Neste momento estou a residir no Brasil, mas meu pai (Joaquim Afonso) é de Quintas de São Bartolomeu, aí bem pertinho do seu Sabugal (embora resida em Vilar Formoso)!! Assim ke tiver um tempo maior se não se importar vou linkar o seu Blog, pois parece-me de suma importãncia para o que vai na Nossa região!! Saudações raianas e abraços ao Manuel Corte, Joaquim Corte e Luis Afonso, tudo malta da família!! Presumo que conheça algum deles!! Abraço…Carlos Afonso.