A Sociedade Filarmónica Bendadense vai participar nas comemorações dos 100 anos do Hospital Sousa Martins, no dia 19 de Maio.
O Teatro Municipal da Guarda vai produzir uma representação da inauguração do Sanatório Sousa Martins, ocorrida em 19 de Maio de 1907.
A Banda Filarmónica da Bendada, actuará no acto de evocação histórica da chegada do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia, fundadora da Assistência Nacional aos Tuberculosos, à estação de caminhos-de-ferro da Guarda, onde serão recebidos, com o hino da carta, ou hino monárquico.
A interpretação estará a cargo da Banda da Bendada, porque foi a mesma que fez as honras à família real há cem anos atrás.
A família real segue até à cidade por carruagem de cavalos, bem como restantes entidades da época, entre eles os médicos Francisco dos Prazeres e Lopo de Carvalho, além do bispo D. Manuel Vieira de Matos e outras individualidades.
O cortejo segue pela Rua 31 de Janeiro, vai à Praça Velha e à Rua do Comércio. Depois de uma paragem solene na Igreja da Misericórdia, para rezar o Te Deum, a comitiva segue para o Sanatório, onde se inicia um terceiro momento da recriação.
Em dois palcos instalados junto à sub-região de saúde, serão proferidos os discursos inaugurais de António de Lencastre, Lopo de Carvalho, D. Manuel Vieira de Matos e Sua Alteza a Rainha D. Amélia.
Para finalizar subirá ao palco um coro de crianças para entoar um hino alusivo, seguindo-se a actuação de cantor de ópera Sérgio Martins.
A organização tem vindo a convidar toda a população da cidade a comparecer em força para oferecer a Sua Majestade uma recepção hospitaleira.
plb
Leave a Reply