O espaço para instalação do futuro museu foi apresentado no dia do Concelho de Belmonte, a 26 de Abril, na presença de Mário Vieira de Carvalho, Secretário de Estado da Cultura.
A vila natal de Pedro Álvares Cabral soma e segue na sua caminhada pelo desenvolvimento. Depois de se afirmar como a 12.ª Aldeia Histórica de Portugal e de tirar crescente partido de ser lugar de fixação de famílias judaicas, com valioso património histórico, Belmonte vai ter em 2008 um museu dedicado às descobertas marítimas portuguesas.
Mesmo sem peças originais para expor os técnicos chamados pela Câmara Municipal a estudar a instalação do espaço, querem recorrer às novas tecnologias, para ali montarem um museu diferente. Projecção de imagens, estruturas arquitectónicas originais, serão algumas das originalidades que o museu irá apresentar, esperando tornar-se numa referência a nível nacional. Tudo girará em redor da figura do descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral.
Para instalar o museu a Câmara Municipal irá recuperar um velho solar e construir um edifício anexo. As obras e as despesas de instalação poderão ultrapassar os dois milhões de euros, tendo o Município garantido já um expressivo apoio por parte do programa das Aldeias Históricas.
Para o presidente da câmara, Amândio Melo, o museu representará a oportunidade do concelho sair da estagnação em que se encontra, pois trata-se de um projecto arrojado para o Interior, mas diferenciador, o que tratará à vila vantagens acrescidas para se lançar no caminho do progresso.
No dia do concelho de Belmonte o Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, inaugurou ainda as instalações da Escola de Música Pedro Álvares Cabral, onde estudam jovens de toda a região.
plb
Descobrimentos Portugueses
Arte com moedas
Esta obra, é um hino a quem deu mundo ao mundo.
Três dos painéis, já foram galardoados pelo Guinness Book of Records.
A maior colecção do mundo de painéis feitos com moedas
Sou filho de Portugal. E como já corri mundo, e por todo o lado vi Portugal. Achei que devia fazer uma obra a lembrar o Portugal Português.
Sempre gostei de moedas. E como tinha muitas, lembrei-me de as utilizar numa obra que recorda-se os descobrimentos dos grandes navegadores Portugueses. A moeda, vem realçar nesta obra, o valor que foi o navegar destes valentes ao mundo.
Trabalho inédito construído com moedas de praticamente todo o mundo. Aplicadas pelo sistema de colagem sobre pintura a óleo.
Esta obra, é um trabalho, que celebra Portugal e o mundo. Na beleza da cunhagem de cada moeda.
Esta colecção fala português. E junta na história de cada moeda, parte da história do mundo.
Os painéis, são grandiosos, tanto em beleza como no tamanho.
E estão à inteira disposição, de quem tenha espaço, e esteja interessado em
Expor publicamente esta magnifica obra de arte.
Ver fotos em: http://arteaportugal.blogs.sapo.pt
Com os meus melhores cumprimentos
Eduardo Henriques