O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) recebe até 18 de Maio as candidaturas à terceira edição do Prémio Eduardo Lourenço.
Estão abertas as candidaturas para a terceira edição do Prémio Eduardo Lourenço promovido pelo CEI que visa distinguir instituições ou personalidades de Portugal e Espanha com intervenções relevantes na cooperação transfronteiriça.
O galardão, no valor de dez mil euros, será atribuído por um júri composto pelos membros da direcção do CEI (reitores das Universidades de Coimbra e Salamanca e presidente da Câmara Municipal da Guarda) e mais oito personalidades tendo a presidência sido atribuída este ano ao reitor da universidade coimbrã.
As candidaturas podem ser entregues até ao dia 18 de Maio e a entrega do prémio será feita numa cerimónia pública no dia 6 de Julho.
Na primeira edição, em 2004, foi distinguida a docente universitária e ensaísta Maria Helena da Rocha Pereira, «pela sua intensa actividade pedagógica e científica nas áreas da cultura greco-latina e enquanto promotora da identidade e da cultura das comunidades ibéricas» e em 2006 foi escolhido o jornalista espanhol Agustín Remesal «pelo seu trabalho literário e profissional ligado a Portugal e a Espanha, incidindo nas culturas e identidades fronteiriças» informa a agência Lusa.
O CEI é uma associação transfronteiriça sem fins lucrativos, que nasceu de um desafio lançado pelo ensaísta Eduardo Lourenço na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda em 1999.
jcl
Leave a Reply