O relatório publicado pelo Banco Mundial apenas confirma aquilo que todos nós já desconfiávamos. Portugal faz parte de um grupo de quatro países com a gasolina mais cara do Mundo.
Portugal, Dinamarca, Coreia e Eritreia têm a gasolina mais cara do Mundo de acordo com o relatório publicado segunda-feira, 16 de Abril, pelo Banco Mundial.
Em 2006 o litro de gasolina foi vendido a uma média de 1,15 euros em Portugal enquanto os espanhóis pagaram 0,85 euros justificando a corrida dos automobilistas portugueses ao outro lado da fronteira para atestarem os depósitos.
A Venezuela, país produtor de petróleo, registou no ano passado a gasolina mais barata com uma média de 22 cêntimos de euro por litro.
O documento mostra ainda que Portugal tem vindo a ser menos eficiente no uso da energia. Em 1990, um quilograma de petróleo conseguia produzir 5,80 euros de riqueza mas em 2004 a mesma quantidade de energia apenas produziu 5,20 euros de riqueza.
Os dados estatísticos indicam ainda que no quarto trimestre de 2006 o preço do litro da gasolina sem chumbo 95 mais elevado foi registado na região de Lisboa e Vale do Tejo e o mais baixo na região do Algarve com 1,33 e 1,11 euros, respectivamente. Por outro lado os preços médios mais baixos registaram-se em postos de combustíveis junto a hipermercados e os mais altos nas áreas de serviço das auto-estradas.
Assim vai a economia portuguesa em contra-mão.
jcl
Leave a Reply