Depois de no ano transacto ter passado por Ponta Delgada, Mértola e Sabugal, o projecto de voluntariado Solidariedade Médica e Social (SMS) vai até Figueira de Castelo Rodrigo onde prestará cuidados básicos de saúde gratuitos.
A acção vai decorrer no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo entre os dias 16 e 20 de Abril, em várias escolas primárias, na escola secundária e no Centro de Acção Social da Câmara Municipal. Serão para ali destacadas 3 equipas, num total de cerca de 30 voluntários, entre médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde.
As equipas vão realizar estudos da função respiratória, electrocardiogramas, rastreios visuais, medições do monóxido de carbono do ar expirado, tensão arterial, glicemia, colesterol e triglicéridos. Vão ainda realizar acções de sensibilização nas áreas da higiene oral e do planeamento familiar
O projecto SMS tem por objectivo a prestação de cuidados básicos de saúde às populações com necessidades específicas. Nasceu da iniciativa de um laboratório privado nacional e conta com a colaboração de médicos voluntários, escolas superiores de saúde, associações, municípios, hospitais e centros de saúde, escolas e paróquias.
A directora do projecto é Amélia Pereira Coutinho quer chegar às pessoas mais necessitadas e contribuir para melhorar os cuidados básicos de saúde.
Quando o SMS passou pelo Concelho do Sabugal, em Dezembro do ano transacto, as acções de prevenção decorreram nas freguesias do Sabugal, Aldeia de Santo António, Santo Estêvão e Ruvina.
aps
Leave a Reply