O chafariz da praça de Vilar Maior vai mudar de lugar, na sequência das obras de saneamento e de arranjo urbanístico a que a aldeia histórica está a ser sujeita, facto que não é do agrado de toda a população.
Seguindo um projecto de arranjo urbanístico elaborado pelo Gabinete Técnico Local (GTL), a Câmara Municipal do Sabugal aproveitou as obras de saneamento em Vilar Maior para efectuar algumas alterações à antiga vila e sede de concelho com variados monumentos de apreciável valor histórico. Dentre as alterações está prevista a mudança do chafariz que tem estado implantado no Largo da Praça, e que passará para a entrada da aldeia, junto ao edifício da escola primária.
O chafariz foi colocado na praça há apenas algumas décadas, pelo que para os técnicos do GTL fez sentido planear a sua retirada do local, onde de resto já foi arrancado, para que à mesma seja devolvido o aspecto histórico.
Segundo informou o presidente da Junta de Freguesia, António Bárbara Cunha, a mudança não é porém do agrado de alguma parte da população, pois as pessoas habituaram-se a ter ali o chafariz e agora custa-lhes a aceitar a ideia da sua remoção.
Porém a Junta de Freguesia não se opõe à alteração: «A obra é da responsabilidade da Câmara Municipal, que se baseou num projecto de valorização do património histórico de Vilar Maior, elaborado por técnicos competentes», disse António Bárbara Cunha, que vê no arranjo urbanístico uma mais valia para a aldeia, que pretende afirmar-se e conquistar um lugar entre as chamadas aldeias históricas de Portugal.
plb
Mudar o chafariz foi o maior ERRO que fizeram !
Vilar Maior já não é o mesmo , a praça não parece a mesma !
Desculpem ,mas é a minha opinião.