Moitas vão geminar-se

Está marcada para 14 de Abril a celebração do acordo de geminação entre as freguesias da Moita Jardim (freguesia do concelho do Sabugal) e da Moita do Ribatejo (freguesia do distrito de Setúbal).

Freguesia da Moita - SabugalAs duas Moitas vão irmanar-se através de um documento a assinar pelos dois presidentes de junta, na Moita do Ribatejo, no dia 14 de Abril, sábado. O acordo surge após diversos contactos estabelecidos entre as duas autarquias, que incluíram visitas mútuas onde se estreitaram os laços de cooperação e de amizade. No ano transacto, em 28 de Outubro, o executivo da Moita do Ribatejo foi recebido na Moita Jardim e no dia 26 de Novembro a visita foi retribuída, indo os autarcas da freguesia sabugalense até à Moita do distrito de Setúbal.
Moita do RibatejoO presidente da junta de freguesia da Moita sabugalense, Honório Santos, explicou ao Capeia Arraiana como se iniciaram os contactos entre as duas povoações: «Chega-nos correspondência que afinal é para a outra Moita, o mesmo sucedendo lá, onde chegam cartas que são para nós. Isso acontece regularmente, o que nos levou a estabelecer contactos, assim nascendo uma amizade que foi crescendo e que agora culminará na geminação entre as duas Moitas.» A diferença está sobretudo na dimensão das povoações, enquanto que a Moita Jardim é uma pequena freguesia rural, com apenas algumas dezenas de habitantes, a Moita ribatejana é uma povoação urbana onde residem milhares de pessoas.
Para Honório Santos a sua relação com a outra freguesia é de grande importância pois poderá ter muito a ganhar com o intercâmbio: «Trata-se de gente muito boa e competente, que nos tem ajudado», diz convicto de que com a geminação os laços se vão fortalecer ainda mais, assim como o apoio da grande Moita.
A Moita do Ribatejo é conhecida pelas largadas e corridas de toiros, tendo-se aí realizado já duas capeias arraianas organizadas pela Casa do Concelho do Sabugal.
plb

Deixar uma resposta