Está marcada para 14 de Abril a celebração do acordo de geminação entre as freguesias da Moita Jardim (freguesia do concelho do Sabugal) e da Moita do Ribatejo (freguesia do distrito de Setúbal).
As duas Moitas vão irmanar-se através de um documento a assinar pelos dois presidentes de junta, na Moita do Ribatejo, no dia 14 de Abril, sábado. O acordo surge após diversos contactos estabelecidos entre as duas autarquias, que incluíram visitas mútuas onde se estreitaram os laços de cooperação e de amizade. No ano transacto, em 28 de Outubro, o executivo da Moita do Ribatejo foi recebido na Moita Jardim e no dia 26 de Novembro a visita foi retribuída, indo os autarcas da freguesia sabugalense até à Moita do distrito de Setúbal.
O presidente da junta de freguesia da Moita sabugalense, Honório Santos, explicou ao Capeia Arraiana como se iniciaram os contactos entre as duas povoações: «Chega-nos correspondência que afinal é para a outra Moita, o mesmo sucedendo lá, onde chegam cartas que são para nós. Isso acontece regularmente, o que nos levou a estabelecer contactos, assim nascendo uma amizade que foi crescendo e que agora culminará na geminação entre as duas Moitas.» A diferença está sobretudo na dimensão das povoações, enquanto que a Moita Jardim é uma pequena freguesia rural, com apenas algumas dezenas de habitantes, a Moita ribatejana é uma povoação urbana onde residem milhares de pessoas.
Para Honório Santos a sua relação com a outra freguesia é de grande importância pois poderá ter muito a ganhar com o intercâmbio: «Trata-se de gente muito boa e competente, que nos tem ajudado», diz convicto de que com a geminação os laços se vão fortalecer ainda mais, assim como o apoio da grande Moita.
A Moita do Ribatejo é conhecida pelas largadas e corridas de toiros, tendo-se aí realizado já duas capeias arraianas organizadas pela Casa do Concelho do Sabugal.
plb
Leave a Reply