Um estudo elaborado na Universidade de Coimbra propõe o encerramento de 28 tribunais que se situam sobretudo no Interior e com fraco movimento processual. Neste primeiro julgamento a comarca do Sabugal safa-se pois não vem referenciada na lista dos condenados.
O estudo do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra conclui pelo fecho de 28 tribunais de primeira instância e a reconversão dos mesmos em casas de justiça. Os seleccionados situam-se sobretudo no Interior do País e com baixos indicadores de movimento processual. Na Beira Interior estão referenciadas as comarcas de Almeida, Mêda e Penamacor. Da lista constam, por exemplo, os tribunais de Arraiolos, Mértola, Monchique e Portel recentemente modernizados e com boas condições de funcionamento segunda a avaliação do Ministério da Justiça.
O estudo sugere também o encerramento de 17 tribunais do Trabalho e dois de Família e a criação de dezenas de juízos de competência especializada.
Os autores do estudo admitem a contestação por parte dos municípios envolvidos mas consideram que o País fica com um mapa judiciário muito mais eficaz e adaptado à realidade.
Para já o Tribunal do Sabugal parece «safar-se» no julgamento dos técnicos. A ver vamos…
jcl
Leave a Reply