Um benfeitor de Sortelha vai doar 150 mil euros para que as ruínas da Igreja de Santa Rita sejam recuperadas de acordo com um projecto do IPPAR que há muito aguardava financiamento.
A igreja medieval de Santa Rita, sita fora da muralha de Sortelha, no lado poente, poderá agora ser recuperada, devido à acção benfazeja de um empresário da freguesia há muito radicado em França.
Os contactos foram primeiramente efectuados com a Junta de Freguesia de Sortelha, que encaminhou o caso para a Câmara Municipal do Sabugal, com quem o empresário vai agora celebrar um protocolo com vista a que a acção se enquadre na lei do mecenato. O empresário, com negócios em França e em Portugal, pretende doar ao Estado Português 150 mil euros para que as ruínas da igreja possam ser recuperadas, seguindo um projecto que o IPPAR há muito elaborou mas para o qual não tinha verbas.
As obras poderão arrancar até ao mês de Setembro.
Sortelha é uma das aldeias históricas de Portugal com maior património monumental, ficando agora ainda mais valorizada com a majestosa capela, que fica num local aprazível, de onde se desfruta da paisagem que envolve a antiga vila amuralhada.
plb
Leave a Reply