O livro «Agostinho da Silva – Pensador do mundo a haver» com a compilação das actas do congresso internacional realizado em 2006 que contou com a presença de Pinharanda Gomes, será apresentado, terça-feira, 3 de Abril, em Lisboa.
A publicação é constituída pelas diferentes comunicações apresentadas no congresso, que decorreu de 15 a 17 de Novembro de 2006 em Lisboa e no Porto. O investigador Renato Epifânio, um dos autores da obra «In Memoriam de Agostinho da Silva» (Zéfiro, 2006), organizou o volume, com prefácio de Paulo Borges, presidente da Associação Agostinho da Silva e inclui 51 comunicações de personalidades como o quadrazenho Jesué Pinharanda Gomes, Adriano Moreira, Miguel Real ou Amândio da Silva.
No prefácio, Paulo Borges, presidente da Associação Agostinho da Silva realça que o livro «corresponde ao momento cientificamente mais significativo das comemorações» do centenário do nascimento do filósofo, que decorreram o ano passado em várias partes do mundo, e testemunha a homenagem de «investigadores de diferentes nacionalidades, formações e gerações» a um dos «mais notáveis e ostracizados» académicos portugueses.
O ex-reitor da Universidade de Évora Manuel Ferreira apresentará a obra no Auditório III da Fundação Calouste Gulbenkian, pelas 18 horas, quando passam precisamente 13 anos sobre a morte de Agostinho da Silva.
Nascido no Porto a 13 de Fevereiro de 1906, Agostinho da Silva viveu os primeiros anos da sua vida em Barca d’Alva (Guarda), estudou no Porto, onde se formou em Filologia Clássica, e, depois de passar pela Escola Normal Superior de Lisboa, partiu para Paris, como bolseiro.
Com 27 anos, regressou a Portugal para dar aulas no Liceu de Aveiro, onde esteve apenas dois anos, acabando por ser demitido por questões políticas.
Esteve preso no Aljube (Lisboa) devido a polémicas com o Estado Novo e a Igreja Católica, optando por se exilar no Brasil, onde co-fundou as universidades federais de Paraíba, Santa Catarina e Brasília.
Morreu a 3 de Abril de 1994, em Lisboa, deixando uma vasta obra que inclui textos pedagógicos, ensaios filosóficos, novelas, artigos, poemas, estudos sobre História e cultura e as suas reflexões sobre a religião.
jcl com agência Lusa
Leave a Reply