Segundo informa a agência Lusa, a Câmara Municipal do Sabugal pretende transformar as habitações sociais num pólo de formação profissional voltado para o mundo rural e o ambiente.
Manuel Rito, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, disse à agência Lusa que pondera a possibilidade de instalar na sede do concelho um centro de formação profissional nas antigas habitações sociais, em alternativa à venda dos edifícios. A iniciativa poderá contar com a parceria da Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior (AFTEBI), com sede na Covilhã.
A aposta formativa será no turismo rural, cinegética, qualidade ambiental, energias renováveis e manutenção industrial de equipamentos associados às tecnologias ambientais e energéticas.
«A decisão já foi aprovada em reunião de câmara», disse o autarca à Lusa, acrescentando que para a concretização do projecto quer aproveitar as antigas habitações sociais, que se encontram devolutas. «As casas seriam utilizadas como sala de aulas e residências de estudantes, e as garagens como oficinas», explicou. Acrescentou ainda que este projecto pode ser «um passo em frente para a fixação de pessoas e na qualificação dos habitantes do concelho».
Caso o projecto não se concretize com a parceria da AFTEBI, a autarquia poderá procurar um acordo com a Escola Secundária do Sabugal para aí se ministrarem cursos técnico-profissionais. Outra opção é a venda das habitações.
A construção das 27 habitações sociais arrastou-se durante 12 anos, até que a câmara decidiu, em data recente, tomar posse administrativa do empreendimento face à falta de responsabilidade da empresa construtora.
plb
Leave a Reply