O primeiro festival de Verão do nosso concelho já tem data marcada. Decorrerá entre 9 e 19 de Agosto junto ao Estádio Municipal, denomina-se a «Grande Festa da Cerveja do Sabugal» e inspira-se na Oktoberfest de Munique.
O espírito alemão da Oktoberfest (Festa de Outubro) de Munique vai chegar ao Sabugal este Verão. A festa nacional alemã da cerveja é um acontecimento histórico que se iniciou em 1810 por ocasião das celebrações populares do casamento do Rei Luís I da Baviera, tem a duração de duas semanas e acolhe todos os anos cerca de seis milhões de visitantes provenientes de todo o Mundo.
O Capeia Arraiana está em condições de avançar, em primeira mão, com a confirmação da realização entre 9 e 19 de Agosto da «Grande Festa da Cerveja Alemã do Sabugal».
O empresário alemão, Wolfgang Krämer, esteve de visita ao concelho onde conversou com os promotores da ideia e com responsáveis da autarquia sabugalense que acolheram a iniciativa com entusiasmo disponibilizando-se para todo o apoio logístico. A Câmara colabora na organização do evento com a cedência do campo pelado junto ao Estádio Municipal e o fornecimento de todas as infra-estruturas necessárias (água, electricidade e saneamento) apostando na promoção turística do concelho em Portugal e Espanha.
O recinto, com entrada livre, abrirá às 18 horas com divertimentos pensados para as famílias e para jovens de todas as idades. Espectáculos diários com orquestra permanente e animação com palhaços, humoristas, parque infantil com escorregas insufláveis para os mais novos e muitas surpresas estão a ser preparados pela organização que irá contar com a colaboração de cerca de três dezenas de voluntários.
O centro da festa é uma grande tenda onde tudo pode acontecer. Qualquer um em qualquer momento pode levantar-se e gritar «Um, Dois, Três, Beber» e todos os presentes pegam na jarra de cerveja, brindam e bebem. Uma das cervejas mais famosas da Baviera, a «Paulaner Munique», fabricada por meios artesanais e caracterizada pela cor adquirida na baixa fermentação vai poder ser saboreada em exclusivo na festa do Sabugal. E claro, uma festa alemã para estar completa precisa de… salsichas, muitas salsichas vindas directamente da Alemanha.
Uma das imagens de marca são as t-shirts com a inscrição «Eu sobrevivi à Festa da Cerveja» que todos fazem questão de comprar e usar durante o festival.
A edição de um jornal gratuito com tiragem de 100 mil exemplares noticiará o evento e publicitará as empresas aderentes que ocupam as tendas de formato árabe que irão estar espalhadas pelo recinto com gastronomia regional (trutas, cabrito e enchidos) ou artesanato.
É uma grande aposta na promoção e desenvolvimento do Sabugal enquanto destino turístico para portugueses e espanhóis.
jcl
Leave a Reply