Nos Fóios realizou-se mais uma festa dos Zés, a qual reuniu hoje (17 de Março) cerca de quarenta amigos, todos de nome José, a que se juntaram as respectivas famílias.
As festas onomásticas ganharam foros de regularidade, e são hoje um lugar comum. Porém este ano, nos Fóios, concelho do Sabugal, os Zés encontraram-se sujeitando a sua festa a moldes diferentes. A originalidade desta festa de 2007 foi a obediência a um programa mais formal.
A festa iniciou-se com uma missa solene, seguida de romagem ao cemitério local, em memória dos Josés já falecidos. Só depois chegou o convívio propriamente dito, com suculento almoço no viveiro das trutas, no Restaurante Trutalcôa.
A meio da tarde, de volta à aldeia, o grupo de convivas rondou pelas ruas dos Fóios, acompanhados pelo acordeonista Jorge da Lageosa da Raia. Só no fim da volta os Zés se separaram, rodando cada qual à sua vida. Antes porém, nomearam-se mordomos para que a festa esteja garantida em 2008, todos desejando que se mantenha o formato imprimido este ano.
plb
Leave a Reply