Chama-se Bruno Reis, tem 22 anos, é natural da freguesia de Ruivós, concelho do Sabugal e está de partida para o Kosovo integrado na 2.ª Companhia de Infantaria Mecanizada no cumprimento de uma comissão de serviço de seis meses nas fileiras da KFor.
A partida para o Kosovo do militar sabugalense do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizada (2BIM) está marcada para dia 26 de Março. Um grupo de 40 militares do 2BIM partiu a 12 de Março do aeroporto militar de Figo Maduro para preparar a chegada do resto do grupo dividido em dois voos a 21 e 26. O batalhão é constituído por 290 militares (25 do sexo feminino) e vai render o 1.º Batalhão de Infantaria Pára-quedista que termina a missão de seis meses. Os militares portugueses ficarão instalados na base de Slim Line, nos arredores da cidade de Pristina integrando a Reserva Táctica do Comando da Kfor, uma espécie de corpo de intervenção rápida para actuar em caso de conflito em qualquer ponto desta província do Sul da Sérvia.
A missão, considerada de alto risco, vai decorrer num momento de tensão entre a Sérvia e a Albânia que contestam as fronteiras definitivas propostas pelas Nações Unidas. Os albaneses são cerca de 90 por cento dos 2,1 milhões de habitantes que constituem a população do Kosovo.
O batalhão português teve, em Santa Margarida, um programa de treino operacional rigoroso e duro ao longo dos últimos seis meses que incluiu acções de reconhecimento, operações com forças helitransportadas, controlo de tumultos e defesa contra armas nucleares, químicas e biológicas.
Os militares portugueses estão presentes no Kosovo desde Julho de 1999 integrando o comando táctico da força multinacional de paz da Kfor.
Uma boa missão e um bom regresso para este jovem que vai representar o País e o Sabugal.
jcl
Leave a Reply