Os autarcas e empresários das doze Aldeias Históricas de Portugal reunidos em Sortelha, no dia 15 de Março, decidiram constituir a «Associação de Desenvolvimento Turístico» no sentido de promover e rentabilizar as potencialidades turísticas das localidades envolvidas.
«Foi uma reunião histórica, em que se deu um passo definitivo para a concretização de um sonho antigo de constituir uma agência para a promoção e desenvolvimento turístico das Aldeias Históricas que já recebem em conjunto mais de 300 mil visitantes» disse à agência Lusa o porta-voz do grupo, Paulo Fernandes, vereador da Cultura da Câmara Municipal do Fundão, acrescentando ainda que «a criação da associação irá permitir defender, promover e gerir a marca Aldeias Históricas de Portugal em prol do desenvolvimento destes territórios de cada vez mais baixa densidade populacional».
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Alfredo Marques, congratulou-se com o acordo alcançado e pela união de esforços no sentido de «dar vida, de transformar num produto vivo, aquilo que até agora eram pedras mortas».
A criação de um portal na Internet, publicação de material informativo e fotográfico, contactos com a Agência de Turismo do Centro e a promoção externa do produto são algumas das iniciativas a realizar no futuro.
Sortelha (no concelho do Sabugal), Marialva, Almeida, Linhares da Beira, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Piódão, Castelo Novo, Monsanto, Idanha-a-Velha, Trancoso e Belmonte são as Aldeias Históricas abrangidas pelo projecto.
jcl
Leave a Reply